Três bi dos 100 maiores
O Ibope levantou que o investimento em publicidade dos 100 maiores anunciantes e setores do Rio Grande do Sul em 2011 foi de R$ 3,1 bilhões, e registrou um crescimento de 7% em relação ao ano anterior, quando o volume foi de R$ 2,9 bilhões. No volume Brasil, é pouco, pois o investimento publicitário no Estado representa 4% do total nacional.
TV foi a mídia que mais recebeu investimentos, num total de R$ 2,2 bilhões. Jornal está em segundo, com R$ 544 milhões, seguido de rádio, com R$ 320 milhões. A cobertura do Ibope no Rio Grande do Sul foi realizada nas mídias TV (só Porto Alegre), outdoor, jornal (Novo Hamburgo e Porto Alegre), mobiliário urbano, revista (exemplares regionais de circulação nacional), rádio (Porto Alegre) e cinema.
O imbróglio do banco
A comissão julgadora da licitação publicitária do Banrisul negou o recurso da Matriz, mas a concorrência está parada na Justiça porque a agência recorreu com liminar, que aguarda decisão. Competence, Escala e Martins, que lideram a licitação, acompanham com expectativa o desdobramento da ação – assim como o mercado, que só fica observando o Banrisul ausente da mídia.
Hora de Young Lions
Termina nesta sexta-feira o prazo para inscrições à etapa gaúcha do Young Lions Brazil. Com patrocínio da ESPM, o programa seleciona os melhores portfólios de jovens profissionais para ir ao Cannes Lions. A intenção é dar aos participantes oportunidades para melhorar a carreira profissional ao entrar em contato com as últimas tendências da indústria da comunicação. A jornalista Ana Paula Jung é a responsável pela organização do evento na etapa regional e dá detalhes pelo endereço propsul@uol.com.br.
O mais confiável
Até surpreende, mas a mídia é o segundo setor mais confiável no Brasil, ficando atrás apenas do segmento empresarial, segundo o Estudo de Confiança - Trust Barometer, realizado pela agência de relações públicas Edelman. O índice de confiança do brasileiro na mídia supera países como EUA e Suécia. Meios tradicionais como jornais e TV são os mais confiáveis, com 51%, seguidos das mídias digitais (blogs e portais), com 42%. As redes sociais têm a confiança de 21% dos pesquisados.
Gente
A Centro anunciou a contratação de quatro profissionais, entre eles a publicitária Vanessa Lara, que assume a gerência de Atendimento. A profissional estava trabalhando em São Paulo, na chefia de Marketing da Sapore Benefícios. Com ela, reforçam a equipe os profissionais Bettina Ojeda, como atendimento; Jony Pereira, como executivo de Mídia; e Luty Mota, como produtora gráfica.
Tá ligado
O britânico Mark Batey, autor do best seller O Significado da Marca, vem ao Estado a convite da ADVB para falar de tendências internacionais em branding e expor estratégias para fortalecer o marketing das empresas. Será no dia 22 à tarde, durante o debate TOP Branding, que contará também com Martha Gabriel, autoridade em mídias sociais.
Parceiros
- UM TRABALHO FEITO em parceria com a Hiper Design rendeu à Grafiset o título de Gráfica Ouro na 18ª edição do Prêmio Latino-americano Theobaldo de Nigris, entregue em Miami. A peça vencedora foi o cartão de visitas desenvolvido para o cliente Padaria Mercopan.
- A PARTIR DESTE mês, a BD Divulgação passou a oferecer serviços de comunicação em redes sociais e conteúdo para sites e blogs. A intenção da agência, que atuava só com assessoria de imprensa, é modernizar-se, expandir e crescer. Tem na equipe as jornalistas Bebê Baumgarten e Kellen Hoehr.
- FABULOSA IDEIA conquistou duas contas do segmento gastronômico: o grupo Riversides e o Koh Pee Pee.
Agências
- Escala assina a criação das campanhas de outono-inverno das marcas Colcci e Coca-Cola Clothing, dois clientes que investem em anúncios que reforçam a identidade das marcas.
- Agência Branco produziu anúncio de revista para o cliente Lojas Varal. Ação tem como objetivo reforçar a imagem da marca junto ao público feminino.
- Criação da DCS para o cliente Tramontina disponibiliza 100 receitas práticas do chef Marcelo Schambeck, para acesso direto via selo QR Code, que também estará impresso em anúncios da marca publicados em jornais e revistas.
- Com o objetivo de reforçar a comunicação com usuários e empregados, a Trensurb apresenta nova programação visual, a partir de conceito desenvolvido pela e21 com o slogan Trensurb - Novas Conexões, Novas realidades.
- O Verdecard, bandeira de cartão de crédito do Grupo Lojas Quero-Quero, passa a integrar o portfólio da Purple. A agência focará nas estratégias de comunicação do produto nas redes sociais, em parceria com a agência Selling.